Michelangelo: criações.
Em 1497, o cardeal francês Jean Bilheres, embaixador do rei da França na corte papal, contratou Michelangelo par esculpir uma escultura de mármore para sua capela na Basílica de São Pedro. O artista foi enviado para Carrara para escolher o melhor mármore, em bloco único, para a obra Pietà, que foi finalizada em 1499.
O artista ficou tão orgulhoso da obra que decidiu colocar sua assinatura na faixa que passa sobre o busto de Maria. A obra está exposta na Basílica de São Pedro no Vaticano.
Com a paixão pela escultura, Certa vez ele disse: “A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora”.
Em 1501, Michelangelo retornou para Florença e recebeu o pedido para confeccionar 4 estátuas para o altar da capela Piccolomini, da Catedral Siena: “São Pedro”, “São Pio”, "São Paulo" e "São Gregório". Nesse mesmo ano recebeu a encomenda para esculpir o colossal Davi, uma estátua de 4,34 m de altura, que ficou pronta depois de dois anos e meio.
Quando “Davi” estava prestes a ser terminado, uma comissão de artistas (Botticelli, Perugino, Andrea dela Robbia e Leonardo da Vinci) estabeleceu que a estátua, em vez de ser colocada na catedral, deveria ser colocada na Piazza dela Signoria, ao lado da entrada do Palácio Velho. A obra está hoje na Galleria dell’Academia, em Florença.
Em 1505, o artista recebeu a encomenda do monumento fúnebre do papa Júlio II, a confecção ocupou 40 anos de sua vida. Na obra, se destaca a estátua de Moisés, com 2,35 m de altura, ocupando o espaço central da parte inferior do monumento.
A obra que ficou inacabada, depois de 42 anos, além de Moisés, somente as figuras Lia e Raquel foram realizadas pelo próprio Michelangelo.
Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de pintar a Abóbada da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, no Vaticano. O artista protestou: “Não sou pintor e sim escultor". Mesmo assim, durante quatro anos realizou o exaustivo trabalho que foi entregue ao público no Dia de Todos os Santos em 1512.
Na obra, aparecem personagens e cenas do Antigo Testamento e da mitologia. Entre os afrescos estão: Profeta Isaías, Profeta Ezequiel, Profeta Jonas Profeta Daniel, Criação de Adão, Pecado Original a Expulsão do Paraíso e Dilúvio Universal. Mesmo não considerando-se um pintor, pensa diferente que visualiza essa obra.
Entre 1534 e 1541, durante o pontificado de Paulo III, Michelangelo pintou o afresco o Juízo Final, para a parede do altar da Capela Sistina. Na obra, o Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada, não contempla a cena.
No afresco religioso só aparece nus, o que causou grande tumulto e o Papa Paulo III pretendia destruir a obra, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados.Entre 1534 e 1541, durante o pontificado de Paulo III, Michelangelo pintou o afresco o Juízo Final, para a parede do altar da Capela Sistina. Na obra, o Cristo aparece como um juiz inflexível e a Virgem assustada, não contempla a cena.
No afresco religioso só aparece nus, o que causou grande tumulto e o Papa Paulo III pretendia destruir a obra, mas contentou-se em mandar o pintor Daniel de Volterra velar os nus mais ousados.
Michelangelo mostrava paixão pela grandiosidade, principalmente na arquitetura. Em 1519 começou a projetar o edifício e o interior da Capela de São Lourenço.
Em 1535 foi nomeado pelo Papa Paulo III, “supremo arquiteto, escultor e pintor dos palácios apostólicos”. Replanejou a Colina do Capitólio em Roma, porém não terminou a obra.
A Partir de 1547, dirigiu os trabalhos de construção da Basílica de São Pedro. A grande Cúpula da Basílica é de sua autoria.
O artista também se dedicou à poesia, escreveu o livro "Rimas". Próximo da sua morte desabafou em um poema "Na verdade, nunca houve um só dia que tenha sido totalmente meu".
Michelangelo faleceu em Roma, Itália, no dia 18 de fevereiro de 1564. Seu corpo foi enterrado na Basílica de Santa Cruz, em Florença.
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