Michelangelo: David.

A escultura David, do artista renascentista Michelangelo, é uma das mais fascinantes obras da história da arte ocidental.

 Foi iniciada em 1501 e finalizada em 1504, sendo uma enorme representação humana de mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço.

 Encontra-se atualmente na Galeria da Academia, um prestigiado museu em Florença, na Itália. Considera-se esse trabalho uma obra-prima e um símbolo importante do movimento renascentista.

 Esse trabalho faz parte de um projeto de doze esculturas bíblicas utilizadas para decorar a parte externa da Catedral de Santa Maria del Fiore, atualmente conhecida como Duomo de Florença.
Em 1460, os artistas Agostino di Duccio e Antonio Rosselino já haviam tentado, sem sucesso, esculpir a enorme peça de mármore, apelidada de "o gigante". A escultura permaneceu guardada e inacabada por mais de 40 anos, até que no início do século XV, Michelangelo assumiu o projeto e realizou o feito, considerado o ápice de seu trabalho escultórico.

 Nessa escultura, Michelangelo retrata a história bíblica de David e Golias.  De acordo com as sagradas escrituras, David era um jovem que derrota o gigante Golias, um soldado filisteu. Dessa forma, o corajoso rapaz ajuda o povo de Israel a se libertar do domínio inimigo.
 
É interessante como a narrativa é contada através do olhar do herói. A presença da outra personagem - Golias - é subtraída, existindo apenas na imaginação do público.

 David é representado preparando-se para enfrentar o enorme desafio levando somente uma funda, arma utilizada pra arremessar pequenas rochas. Sua atitude demostra uma espécie de "ação em pausa".

 Podemos notar, através da expressão facial e corporal do moço, que ele está bastante concentrado e relativamente tenso. Há também uma atitude ousada e que denota pensamento estrategista e cauteloso.
 A testa franzida entre as sobrancelhas, as narinas expandidas, as veias dilatadas e o olhar penetrante são características que tornam o trabalho "quase humano" e realmente impressionante.
Os pés da estátua também exibem um trabalho primoroso e mostram o herói apoiando o peso do corpo em um dos pés, enquanto o outro sustenta-se com a parte dianteira no solo.

Comentários

Unknown disse…
Irei visitar o museu onde está essa arte algum dia!

Mensagens populares deste blogue

Michelangelo: análise de Pietà.

Com amor, Vincent Van Gogh

Michelangelo: A criação de Adão.