Michelangelo: David.
A escultura David, do artista renascentista Michelangelo, é uma das mais fascinantes obras da história da arte ocidental.
Foi iniciada em 1501 e finalizada em 1504, sendo uma enorme representação humana de mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço.
Encontra-se atualmente na Galeria da Academia, um prestigiado museu em Florença, na Itália. Considera-se esse trabalho uma obra-prima e um símbolo importante do movimento renascentista.
Esse trabalho faz parte de um projeto de doze esculturas bíblicas utilizadas para decorar a parte externa da Catedral de Santa Maria del Fiore, atualmente conhecida como Duomo de Florença. Em 1460, os artistas Agostino di Duccio e Antonio Rosselino já haviam tentado, sem sucesso, esculpir a enorme peça de mármore, apelidada de "o gigante". A escultura permaneceu guardada e inacabada por mais de 40 anos, até que no início do século XV, Michelangelo assumiu o projeto e realizou o feito, considerado o ápice de seu trabalho escultórico.
Nessa escultura, Michelangelo retrata a história bíblica de David e Golias. De acordo com as sagradas escrituras, David era um jovem que derrota o gigante Golias, um soldado filisteu. Dessa forma, o corajoso rapaz ajuda o povo de Israel a se libertar do domínio inimigo.
É interessante como a narrativa é contada através do olhar do herói. A presença da outra personagem - Golias - é subtraída, existindo apenas na imaginação do público.
David é representado preparando-se para enfrentar o enorme desafio levando somente uma funda, arma utilizada pra arremessar pequenas rochas. Sua atitude demostra uma espécie de "ação em pausa".
Podemos notar, através da expressão facial e corporal do moço, que ele está bastante concentrado e relativamente tenso. Há também uma atitude ousada e que denota pensamento estrategista e cauteloso.
A testa franzida entre as sobrancelhas, as narinas expandidas, as veias dilatadas e o olhar penetrante são características que tornam o trabalho "quase humano" e realmente impressionante. Os pés da estátua também exibem um trabalho primoroso e mostram o herói apoiando o peso do corpo em um dos pés, enquanto o outro sustenta-se com a parte dianteira no solo.
Foi iniciada em 1501 e finalizada em 1504, sendo uma enorme representação humana de mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço.
Encontra-se atualmente na Galeria da Academia, um prestigiado museu em Florença, na Itália. Considera-se esse trabalho uma obra-prima e um símbolo importante do movimento renascentista.
Esse trabalho faz parte de um projeto de doze esculturas bíblicas utilizadas para decorar a parte externa da Catedral de Santa Maria del Fiore, atualmente conhecida como Duomo de Florença. Em 1460, os artistas Agostino di Duccio e Antonio Rosselino já haviam tentado, sem sucesso, esculpir a enorme peça de mármore, apelidada de "o gigante". A escultura permaneceu guardada e inacabada por mais de 40 anos, até que no início do século XV, Michelangelo assumiu o projeto e realizou o feito, considerado o ápice de seu trabalho escultórico.
Nessa escultura, Michelangelo retrata a história bíblica de David e Golias. De acordo com as sagradas escrituras, David era um jovem que derrota o gigante Golias, um soldado filisteu. Dessa forma, o corajoso rapaz ajuda o povo de Israel a se libertar do domínio inimigo.
É interessante como a narrativa é contada através do olhar do herói. A presença da outra personagem - Golias - é subtraída, existindo apenas na imaginação do público.
David é representado preparando-se para enfrentar o enorme desafio levando somente uma funda, arma utilizada pra arremessar pequenas rochas. Sua atitude demostra uma espécie de "ação em pausa".
Podemos notar, através da expressão facial e corporal do moço, que ele está bastante concentrado e relativamente tenso. Há também uma atitude ousada e que denota pensamento estrategista e cauteloso.
A testa franzida entre as sobrancelhas, as narinas expandidas, as veias dilatadas e o olhar penetrante são características que tornam o trabalho "quase humano" e realmente impressionante. Os pés da estátua também exibem um trabalho primoroso e mostram o herói apoiando o peso do corpo em um dos pés, enquanto o outro sustenta-se com a parte dianteira no solo.
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