Michelangelo: análise de Pietà.

A escultura Pietà, feita pelo renascentista Michelangelo, é uma das mais belas e impressionantes obras da história da arte do Ocidente e uma das mais conhecidas do autor. Produzido em mármore em 1499, o trabalho possui 174 x 195 cm. Nele, o artista representa a cena bíblica em que a Virgem Maria segura em seus braços Cristo - seu filho - já sem vida. Esse tema cristão é chamado de Pietà, que em italiano significa "piedade". Portanto, praticamente todas as obras feitas com esse mote recebem o mesmo nome. A cena está relacionada à Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores. A escultura está localizada na Cidade do Vaticano, na Basílica de São Pedro.
Ao esculpir Pietà, Michelangelo optou por utilizar uma esquema de composição piramidal, que já era bastante usado na época renascentista. O artista também alterou o tamanho do corpo de Jesus, esculpindo-o menor que o de Maria, a fim de melhor encaixá-lo na composição triangular. Dessa forma não daria a impressão de "achatar" o corpo da mulher e mostrar também que é seu filho.
Na escultura de Michelangelo, o rosto de Maria é representado com uma aparência bem mais jovem do que seria o comum para uma mulher com um filho de 33 anos - idade com que Cristo foi crucificado, segundo a bíblia. Isso porque dessa forma ela poderia simbolizar "todas as mães", além de manter uma expressão de pureza e virgindade. A Virgem também exibe um semblante de conformidade e resignação, em que a dor da perda do filho é idealizada. Isso trouxe uma contraste com as obras realizadas com o mesmo tema até então.
O rosto de Jesus nos braços da mãe exibe uma expressão um tanto quanto serena, apesar de já estar sem vida. Outra característica importante a ser citada é o fato de as feições de Cristo serem as de um homem europeu, com traços finos. A realidade é que - devido ao seu caráter eurocêntrico - a história da arte ocidental sempre representou o messias do povo cristão dessa maneira. Segundo a própria bíblia, Jesus teria nascido em Belém, cidade localizada na Palestina. Cristo era, portanto, um homem típico do Oriente Médio. Em 2011 foi realizado um documentário para a BBC em que pesquisadores recriaram o que seria a aparência real de um sujeito que viveu na mesma época e local de Cristo. Assim, foi constatado que, ao contrário da representação europeia que conhecemos de Jesus, se ele de fato existiu, teria baixa estatura, cabelos aparados (como era usado na época), pele morena e traços mais próximos com os do povo negro.
Michelangelo assinou apenas uma obra em sua vida, a escultura Pietà. Pode-se ler na faixa que atravessa o torso de Maria a inscrição: MICHEA[N]GELVS BONAROTVS FLORENT[INVS] FACIEBAT, ou seja, Michelangelo Buonarroti, o florentino, fez. Segundo consta, a assinatura foi feita depois que a obra foi concluída e entregue, pois Michelangelo teria ouvido rumores de que devido à sua pouca idade, outro artista seria o autor do impressionante trabalho. O escultor então, numa acesso de raiva, teria inscrito seu nome na obra a fim de sanar todas as dúvidas.

Comentários

Unknown disse…
Um belo trabalho ❤️

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