Michelangelo: íncio de suas obras.
Michelangelo (1475-1564) foi um pintor, escultor e arquiteto italiano, considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. "Pietá", "O Juízo Final", "Moisés", "Davi" e "A Abóbada da Capela Sistina" são algumas das obras que eternizaram o artista.
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em Caprese, na província de Arezzo, nas proximidades de Florença, Itália, no dia 6 de março de 1475.
Desde cedo, Michelangelo cultivou a paixão pela pintura, desagradando seus pais que não queriam ter um filho pintor.
Algum tempo depois acabou por ingressar na oficina irmãos Domenico e Davi Ghirlandaio, em Florença.
Porém, desgostoso com a pintura, em 1489, graças ao mecenato de Lourenço o Magnífico, ele passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni na Academia do Jardim dos Medicis, onde a família conservava valiosa coleção.
Hospedando-se no palácio da família senhorial de Florença, em 1492 concluiu a sua primeira obra nomeada "A madona da escada".
Ainda em 1492, o escultor concluiu a “Batalha dos Centauros” e “Hercules”, para Pierro de Medicis, e o “Crucifixo”, para o Convento do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, após a morte de Lourenço, Michelangelo foi para Bolonha, onde encontrou hospitalidade junto a um nobre bolonhês.
Em 1494 conclui três obras para o túmulo de São Domingos, um “Angelo Reggicero” e as estátuas de “São Procolo” e “São Petrônio”. No ano seguinte, retornou para Florença onde trabalhou na elaboração da estátua, em mármore, do padroeiro da cidade, “San Giovannino”.
Em 1496, Michelangelo foi para Roma e antes de voltar-se para a técnica de inspiração religiosa que dominaria sua arte a partir de 1498, esculpiu Baco para o cardeal Raffaele Riario.
"A madona da escada".
"A batalha dos Centauros".
"Hércules e Anteus".
"Ângelo Reggicero".
"San Giovannino".
"Baco"
Comentários