Michelangelo: Teto da Capela Sistina.
O conjunto da obra abarca por volta de 300 representações, compostas em mais de mil metros quadrados e pintadas com Michelangelo deitado.
A obra de Michelangelo retratando as histórias da Bíblia foi feita no teto da Capela Sistina, no Vaticano
Antepassados de Jesus Cristo
Nos triângulos menores estão retratados os antecessores de Jesus Cristo até Abraão. São 24 representações ao todo que exibem toda a linhagem ancestral de Cristo.
Os Profetas e Sibilas
A vidente da região de Cuméia retratada por Michelangelo
Entre os triângulos são exibidas imagens de doze profetas e sibilas. São eles: Zacarias, sibila Délfica, Isaías, sibila cumana (foto), Daniel, sibila líbica, Jonas, Jeremias, sibila pérsica, Ezequiel, sibila eritreia e Joel.
Provavelmente, Michelangelo fez alusão à cultura grega ao retratar uma sibila (ou vidente) da região da Cuméia, antiga colônia grega estabelecida ao sul da Itália.
Os braços fortes se contrapõem à idade avançada da personagem, percebida pelas rugas na face. Aqui, é possível admirar os conhecimentos do artista em torno da anatomia humana.
A história de Israel
Cena que narra como Judite salvou seu povo ao decapitar o general Holofernes
Nos triângulos maiores, quatro ao todo, estão retratadas passagens do Velho Testamento em que o povo de Israel é salvo por meio de acontecimentos milagrosos.
São exibidas Judite e Holofernes (foto), Davi e Golias, A serpente de bronze e O suplício de Aman.
Na cena de Judite e Holofernes, há três situações: um guarda adormecido, Judite e outra mulher carregando a cabeça do general assírio Holofernes e o corpo dele decapitado.
Pressupõe-se que a cabeça do general na bandeja seja um autorretrato de Michelangelo.
A Criação de Adão
Deus dando o "sopro divino" à Adão
A emblemática cena do momento da criação de Adão se localiza ao centro da abóboda da capela.
É com simplicidade e força que Michelangelo retrata Deus, dando início à trajetória da humanidade no planeta Terra. A partir de um singelo e único gesto, Adão recebe a vida.
Para o historiador da arte austríaco Ernst Gombrich: Michelangelo conseguiu fazer do toque da mão divina o centro e o ponto culminante da pintura e nos fez enxergar a ideia da onipotência por meio do poder de seu gesto criador.
O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso
Passagem bíblica mostrando o pecado original e a expulsão de Adão e Eva do paraíso
Nessa parte da obra é exibida a passagem que narra Adão e Eva rendendo-se à tentação e sendo ludibriados pela serpente.
A árvore em que a serpente se enrola serve também como um divisor que nos encaminha à situação que se segue, quando o casal é expulso do paraíso através da figura do anjo.
Na primeira cena, vemos corpos no auge de sua potência e esplendor. Na cena seguinte, a constituição física ainda é musculosa, mas a vergonha e humilhação os deixam com aparência envelhecida e cansada.
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