Paul Gauguin: Descrição 1.

  Paul Gauguin (1848 — 1903) foi um artista francês que se dedicou sobretudo à pintura, embora também tenha trabalhado com outros meios como a escultura e a cerâmica. Integrando o período pós-impressionista, o pintor trouxe um ponto de vista singular ao mundo da arte, tendo sido uma grande influência para as gerações seguintes.


 _Mulheres de Taiti
  O quadro de 1891, que se encontra exposto no Museu de Orsay, em Paris, retrata duas mulheres sentadas na areia.

  A obra foi pintada no período em que o artista passou no Taiti, tendo se inspirado profundamente no país e na sua cultura.  Com cores fortes e vivas, a tela retrata as jovens olhando para o "nada", como se estivessem perdidas nos próprios pensamentos.

   Uma delas segura as fibras que irá usar para tecer cestos, algo que fazia parte das tradições do povo. A obra parece contar um pouco da história do Taiti que havia sido colonizado.
  Enquanto uma das adolescentes usa um traje local, o vestido da outra denota a influência dos costumes ocidentais. No mesmo período, o artista pintou uma obra muito semelhante, intitulada de Parau api.

 _A visão após o sermão.
  A obra também conhecida como Jacó e o Anjo foi produzida no ano de 1888 e, atualmente, está exposta na Galeria Nacional da Escócia.

   Aqui, Gauguin se inspirou num episódio bíblico: depois de ter estado muito tempo exilado da família, por causa da sua disputa com o irmão, Jacó decide voltar para casa. No caminho, ele se cruza com um anjo contra o qual precisa lutar durante uma noite.
  A batalha é representada no fundo da tela; já em primeiro plano, podemos encontrar várias mulheres que assistem e rezam.
 Motivadas pela fé, e graças à sua imaginação, elas fantasiam juntas com a história que havia sido narrada no sermão.

 _De onde viemos? O que somos? para onde vamos?
  Uma das pinturas mais imponentes de Paul Gauguin, trata-se de um friso de grandes dimensões, com 4 metros de largura.
  A obra foi criada entre os anos de 1897 e 1898, já na fase final da sua produção, e atualmente se encontra no Museu de Belas Artes de Boston.

   Passada no Taiti, o seu cenário favorito, De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? retrata as várias fases da vida humana. Podemos perceber esse ciclo, representado da direita para a esquerda, desde a primeira infância até à velhice.          
  Em segundo plano está uma figura mitológica azul que representa a existência de outro mundo. A obra denota uma composição original e um forte contraste entre os tons escuros e as cores intensas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Michelangelo: análise de Pietà.

Com amor, Vincent Van Gogh

Michelangelo: A criação de Adão.