Paul Gauguin: Descrição 2.
_O pintor de girassóis.
A obra criada em 1888 é um retrato do pintor holandês Vincent van Gogh (1853 - 1890), com quem Gauguin chegou a travar amizade. Na tela, o pós-impressionista é representado trabalhando, concentrado no seu ofício. Do lado estão os icônicos girassóis que marcam presença em vários quadros seus, como Doze Girassóis numa Jarra.
Os dois conviveram no sul da França e chegaram a morar na mesma casa, tendo ponderado a criação de uma colônia artística. Os dois debatiam muito sobre pintura e tinham várias discussões, o que gerou um desentendimento e a separação. O quadro está exposto no Museu Van Gogh, em Amsterdã.
_Espiríto dos mortos assistindo.
Pintada em 1892, a tela retrata uma garota do Taíti que parece ser bastante jovem, nua e deitada na cama. Trata-se de Teha'amana, a companheira de Gauguin que era adolescente. Do seu lado está uma figura fantasmagórica que a observa.
A relação entre o pintor e a menina foi altamente controversa pela idade dela e pelo comportamento violento dele, contado em inúmeros relatos. A tela sugere a submissão dela e uma expressão que denunciava angústia, assim como o medo que ela sentia de espíritos e várias figuras do oculto.
O título original Manao Tupapau, o quadro está exposto na Albright-Knox Art Gallery, nos Estados Unidos da América.
_Quando você casa?
Com o título original Nafea Faa Ipoipo, a obra também teve como inspiração o período em que o artista viveu no Taiti e foi produzida em 1892. Na tela, podemos ve rduas jovens nativas com vestes que misturam trajes tradicionais com roupas de denotam a influência europeia, tema que se repete na pintura de Gauguin.
Pelo título e a flor no cabelo, percebemos que uma dela está procurando marido. Uma das críticas que o artista tem recebido é exatamente o modo como representava as mulheres daquela cultura, sempre com foco na busca de um casamento ou nas relações íntimas.
O quadro pertencia a um colecionador suíço e, em 2015, foi leiloado pela sua família. O seu novo dono é um xeique do Qatar que pagou quase 300 milhões de dólares pela obra.
Comentários