pierre-Auguste Cot: Obras mais famosas.

Pierre Auguste Cot foi um pintor clássico acadêmico francês durante o século XVIII. 

 Ele é mais conhecido por suas obras: Springtime (1873) e The Storm (1880), mas tem uma infinidade de outras pinturas que apresentam retratos – sua assinatura – bem como assuntos clássicos, como os deuses gregos.

                    Springtime_1873
                 The Metropolitan Museum of Art, New York


          The Storm_1880

   Assim, suas pinturas como A Primavera e A Tempestade, que não são peças de retrato, são na verdade muito poucas.  Cot, no entanto, sempre foi um contador de histórias.  Mas, antes de entrar nisso, vamos entender o movimento ao qual ele está associado.


O que é Classismo Acadêmico?
O academicismo vem da academia de arte francesa, French Académie des Beaux-Arts, para onde foram conhecidos artistas franceses pré-contemporâneos.  Como?  É simples, qualquer arte que seguisse o padrão acadêmico de arte francês era considerada arte acadêmica.  A academia ensinou com os movimentos neoclássicos e românticos em mente, que se tornaram o estilo estabelecido que Pierre Auguste Cot e seus antecessores usaram.  
O estilo foi estabelecido por causa do desastre poussinista versus rubenista, onde o primeiro acreditava que o desenho era mais importante e o segundo acreditava que a cor era a mais importante, então a academia precisava criar um padrão artístico que pudesse acomodar ambos. 
 O estilo académico é uma fusão perfeita do desenho neoclássico e do uso romântico da cor, que pode ser visto no conhecido pintor académico Alexandre Cabanel, O nascimento de Vénus.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Michelangelo: análise de Pietà.

Com amor, Vincent Van Gogh

Michelangelo: A criação de Adão.